OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quarta-feira, julho 25, 2007

Uma equipa sempre portuguesa

O defeso já vai longo, a pré-temporada encontra-se em curso, os jogos começam a saciar a sede de futebol,nomedamente de futebol do Sporting.

Por circunstâncias várias, até à presente data, diversos jogadores portugueses abandonaram a equipa: Ricardo,Miguel Garcia,Carlos Martins,João Alves,Caneira,Custódio e Nani. É curioso verificar que, com excepção de Custódio e Miguel Garcia (ambos internacionais sub-21,sendo que Custódio chegou a ser convocado para a selecção principal), tratam-se de internacionais A portugueses com provas dadas. Em suma,na época passada o Sporting possuía um plantel maioritariamente formado por jogadores portugueses de classe (na sua maioria,nascidos em Alvalade). Não pretendo aqui discutir a oportunidade ou falta dela de tais saídas.Parece-me,contudo,que,não havendo insubstituíveis,a perda de Caneira é a que se fará sentir mais.

Perante esta "razia",o que fez a SAD?Apostou de forma inequívoca no mercado internacional,em especial no mercado brasileiro e da Europa do Leste, e promoveu alguns jogadores das escolas ao plantel principal.Olhando para as aquisições de uma forma geral,percebe-se que obedeceram a critérios restritos e exigentes,nota-se que resultaram de um estudo aprofundado do mercado,em face das saídas e das necessidades da equipa e das eternas condicionantes financeiras.

Quando chamado a atenção para uma clara aposta no mercado externo,Paulo Bento justificou tal opção em grande medida pelo facto dos jogadores portugueses que interessariam ao Sporting estarem acima das suas posses,dando o exemplo de Tiago que acabou por ser transferido para a Juventus.

Infelizmente,Paulo Bento tem razão.Por muito que me custe (e custa muito...), a próxima época será mais um ano em que os jogadores portugueses de categoria em grande parte provêm das camadas jovens. O que dizer de João Moutinho e Veloso? E do que se perspectiva para Adrien Silva, Djaló, Rui Patrício ou Paulo Renato?É uma fase de transição. Afinal, até voltarmos a ter um plantel mais português e com mais representatividade em termos de selecção A portuguesa, é apenas uma questão de tempo. Entretanto,valha-nos a consolação de vermos os nossos prodígios espalharem a sua classe por essa Europa fora e representarem Portugal como o Sporting os ensinou.

1 Comments:

At 10:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Entre Paredes e Custódio preferia ter ficado com custódio, mas de longe.

Entre Miguel Garcia e o desconhecido Pedro Silva, preferia o Miguel Garcia.

Eram mais 2 portugueses no plantel e menos 2 estrangeiros.

Não se entendem algumas decisões da SAD ou da equipa técnica.

 

Enviar um comentário

<< Home