OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

sexta-feira, junho 08, 2007

Pré-época: Já começou....

E pronto. Já está. Após um fim de época quase perfeito (o título esteve tão perto....),vive-se um período que me agrada particularmente. Sem a emoção e o sal dos jogos,mas com a curiosidade, a expectativa a comandarem a mente com o desenrolar de um período de entradas e saídas, de alegria por ver alguns saírem, pela felicidade de ver outros entrarem. Por vezes, o contrário também acontece: tristeza por certos jogadores se transferirem e o pessimismos por alguns jogadores ingressarem na equipa.

Volvidos cinco anos após a última vez em que fomos campeões e volvidos dois anos após uma época invulgar em que chegámos à final da Taça Uefa e em que disputámos o campeonato até ao fim, penso que este foi o ano em Paulo Bento conseguiu formar uma estrutura base sólida e rica em jogadores identificados com o clube. Bem à semelhança das equipas a que aludi anteriormente. Ricardo,Abel,Caneira,Tonel,Polga,Veloso,Moutinho,Djaló,Pereirinha e Liedson constituem um núcleo de jogadores capazes de representar um Sporting forte no presente e prometedor para o futuro. Se a estes juntarmos Romagnoli (tão útil foi, em especial, na segunda metade da época), e uma segunda linha de confiança com Tiago (embora para mim seja muito discutível a sua permanência), Rui Patrício, Ronny (boa margem de progressão), Farnerud (embora nem sempre me tenha convencido), Paredes (se jogar como sabe), pode concluir-se que estes dezasseis jogadores já asseguram uma nova época em que não serão necessárias grandes mudanças.

Com a saída de Nani (inevitável? acho que sim,mas sinto que não....), Carlos Martins (ainda não confirmada...), João Alves (ainda não confirmada...), Custódio (mais que provável), Tello (confirmadíssima....), Miguel Garcia (idem) , Alecsandro (só virá por empréstimo...) e Bueno (não volta), para prefazer 24 jogadores o Sporting precisará de oito jogadores....entre jogadores a contratar e a promover ao plantel principal.

Segundo Paulo Bento, necessitamos de um defesa-central, um defesa-esquerdo, dois médios e dois avançados. Ficam a faltar 2 para os tais 24.....

Fala-se do central Paulo Renato (seria uma promoção), do médio Toranzo (seria contratação) e da possível integração nos treinos de pré-época de Adrien Silva (um médio) e de Yannick Pupo (médio atacante).

Por ora, não farei apreciações de fundo sobre tais opções,até porque ainda não estão confirmadas. Apenas digo que se deve apostar forte num bom avançado e num médio com as características de Nani....se se conseguir tais feitos, será meio caminho andado. Sendo que na minha opinião,se deve olhar com mais atenção para o mercado português. A ver vamos....

4 Comments:

At 1:07 da manhã, Blogger LEÃO DA ESTRELA said...

O objectivo de gastar o menos possível na compra do passe de Romagnoli pode mesmo inviabilizar a permanência do jogador em Alvalade, podendo acontecer o mesmo que aconteceu com Rodrigo Tello. O que seria grave. E em alternativa chegam notícias sobre a contratação de Patrício Toranzo, um médio do River Plate, que estava emprestado a uma equipa da II Divisão argentina chamada Atlético Rafaela. Dele, Romagnoli já disse que tem a técnica de Nani, embora seja mais lento. Uma definição que não cria grandes ilusões... Oxalá a SAD do Sporting tenha surpresas para anunciar.

 
At 9:36 da manhã, Blogger MGF said...

Em relação a Romagnoli,o que é importante é que se pague o preço justo.Só porque acabámos de receber dinheiro da transferência de Nani,não podemos desatar a gastá-lo sem critério...
Quanto ao Toranzo,concordo que o seu cartão de visita não é o mais aliciante....mas acreditemos no trabalho que está a ser feito.

 
At 11:29 da manhã, Blogger PSN said...

Entretanto, hoje temos a notícia do Gladstone.

Parece-me que é um central com credenciais. Já esteve na Juventus e tem um currículo invejável atendendo à sua idade.

Sendo assim, ficam a faltar um lateral, dois médios e um avançado para completar as necessidades apontadas por Paulo Bento.

Se Toranzo se confirmar, ficará a faltar um médio e um lateral.

Quanto ao avançado, gostava muito de ver o Linz de verde e branco. É um tipo de avançado que nós não temos, ou seja, alto e forte no jogo aéreo.

 
At 4:10 da tarde, Blogger MGF said...

Ilustre!

O Toranzo não me deixa muito animado. Já o Gladstone,pode ser que se revele uma boa aposta.

Quanto ao Linz,não tinha dúvidas!Excelente jogador!

 

Enviar um comentário

<< Home