OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, agosto 30, 2007

SORTEIO CHAMPIONS: não foi assim tão mau...



Eis o sorteio da Champions 2007/2008, época em que o Sporting marca mais uma vez presença. É bom que se torne hábito, pois é assim que fazem os campeões.

À primeira vista pode parecer que a sorte foi madrasta: um milionário man utd, uma, sempre cínica e difícil, equipa italiana e uma equipa do leste, onde o futebol é musculado, físico e tecnicamente imprevisível.

Contudo, após uma maturada análise, podemos concluir que não foi assim tão mau.

Manchester United
Com efeito, se é verdade que o man utd é uma equipa de super-estrelas, não é menos verdade que atravessam um momento menos bom (o jogo com o Sporting é já no próximo dia 19 de Setembro) e vão apresentar-se em alvalade sem o temível Rooney. Acresce que o futebol inglês nunca foi um grande carrasco para o Sporting (vêm-me a memória os 5-0 frente, precisamente, ao utd, que nos conduziram à vitória na taça das taças, os 4-1 frente ao newcastle que nos levaram à final da uefa, as vitórias sobre o midlesborough, também na época da final de alvalade, para não falar no jogo de apresentação do novo estádio em que impusemos um expressivo, mas parco, 3-1, ao man utd).

AS Roma
Por seu turno, a Roma não é, a meu ver, mais difícil que os alemães do Bayern, que, no ano passado, nos calharam em sorte. É certo que o futebol italiano não é fácil de contrariar e, geralmente, dá-nos sempre dissabores, mas julgo que um Sporting de alto nível pode lutar olhos nos olhos com esta Roma.

Dinamo de Kiev
Por fim, o Dinamo Kiev é uma incógnita, sendo que, como referi acima, esperam-se dois jogos muito físicos, nos quais temos a garantia de que os ucranianos deixarão tudo em campo. Tendo em conta a altura dos "vladimires", o nosso sistema de jogo poderá ser uma mais-valia, visto que não vive predominantemente do jogo aéreo.

Feita a análise, julgo que o sorteio foi mais positivo do que o ano passado e que podemos lutar pelo segundo lugar do grupo.

De qualquer forma, o principal ingrediente para superarmos os nossos adversários será, sem dúvida, alvalade cheio nos jogos em casa. Três vitórias em casa sinificariam apuramento. Os Viscondes lá estarão para ajudar.

Força Sporting!