OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, julho 26, 2007

O Birras

Não sou pessoa para divinizar jogadores,prefiro direccionar as minhas emoções para o Sporting enquanto clube que me acompanha desde sempre (e vice-versa). São raras as excepções a esta regra. É curioso verificar que nas referidas excepções tive, quase sempre, desilusões.Por outras palavras,quando me "apeguei" muito a determinado jogador,fiquei decepcionado.

De qualquer forma,alguns jogadores serão,para mim, sempre grandes referências: Manuel Fernandes (o grande capitão dos 7 a 1), Oceano, João Pinto e Balakov (este mais que todos os outros...) são futebolistas e pessoas que aprendi a admirar.

Nos dias de hoje,e cada vez mais, o exemplo de Maldini, que fez uma carreira inteira sempre no mesmo clube, não vingou. São as regras do jogo, associadas ao lado mais negativo do "profissionalismo". Isto é, e como de resto noutros campos da sociedade, os interesses do indivíduo sobrepõem-se aos das instituições. O romantismo deu lugar à gestão de carreiras.

Simão é um exemplo disso mesmo. Uma opção errada (ida para Barcelona) "obrigou-o" a trair o clube de origem e a ir jogar para o rival. Embora não tenha gostado,confesso que não me fez grande mossa. Mossa fizeram as seis épocas de alto nível que viria a protagonizar posteriormente, e, também, algumas declarações menos felizes. Quem não as tem?

A transferência consumada para Madrid deixou-me satisfeito. Pelo menos nos tempos mais próximos não terei o desprazer de vê-lo a liderar um dos nossos adversários directos.

Se,um dia mais tarde, surgir a oportunidade de regressar ao Sporting, e constituindo ainda uma mais-valia evidente, porque não? Sou romântico,mas não sou estúpido. E não me esqueço que foi João Pinto (inserido numa maravilhosa equipa,é certo) que me proporcionou dos momentos mais gratificantes enquanto amante do futebol e adepto do Sporting.

2 Comments:

At 4:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O quê??!!! Pôr-se a hipótese do Suinão regressar ao grande Sporting? Nem pensar!!! Uma abécula que tem o desplante de fazer as declarações que fez contra a instituição que mais contribuíu para ser alguém na vida, e contra uma massa associativa que sempre o acarinhou, nunca mais deveria ser autorizado sequer a pôr os pés nas instalações so clube. Desculpem, mas há seres desprezíveis a quem não tem de se perdoar coisa nenhuma, tem simplesmente de se ignorar a sua existência. E não se compare com outros casos (tipo Caneira, João Pinto, etc.) porque não há comparação possível. Nunca nenhum ex-jogador se comportou para com o clube como esse sujeito o fez...

 
At 7:30 da tarde, Blogger PSN said...

Caro MGF,

Sou obrigado a concordar com o hujambo.

Depois de tudo o que Simão disse sobre o Sporting, acho que seria muito complicado vê-lo com bons olhos em Alvalade.

Mesmo que fosse uma mais valia, nós temos o nosso orgulho, o qual está acima de qualquer jogador, por mais interessante que possa ser para o Sporting.

A não ser que se retrate publicamente e venha novamente dizer a célebre frase "devo tudo ao meu querido Sporting"...o que eu dúvido que ele faça...o Suinão nunca mais vai tirar a pele lampiã que um dia decidiu vestir (ao contrário de João Pinto que nunca vestiu a nossa pele, apesar de ter dado tudo por nós, o que é exemplo do seu enorme profissionalismo e carácter)

 

Enviar um comentário

<< Home