OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, janeiro 31, 2008

São sempre os mesmos

O Sporting é um clube que raramente tem a comunicação social do seu lado, no entanto consegue sempre criar pequenas polémicas, muitas vezes desnecessárias e habitualmente em períodos conturbados, que rapidamente se alastram pelos media, fazendo soar os primeiros sinais de alarme pelos lados de Alvalade.

A última delas deu-se ontem na conferência de imprensa após conseguirmos atingir a final da Carlsberg Cup, na qual Paulo Bento mostrou-se desagradado com os assobios dos espectadores presentes no estádio, poucos por sinal..., aquando da substituição de Ronny por Farnerud.

Gostemos ou não, Paulo Bento é o nosso treinador e apesar de certas decisões nos últimos tempos terem sido algo duvidosas, algumas desastrosas até, não deixa de ser um treinador que põe e pôs sempre os principais interesses do Sporting e do grupo de trabalho em primeiro lugar. Além de ser sempre o primeiro a dar a cara em qualquer tipo de situação também é verdade que nunca se refugiou atrás de qualquer dirigente para fugir a responsabilidades inerentes ao seu cargo. E ontem voltou a demonstrá-lo ao defender um membro do grupo de trabalho.

Já hoje, Soares Franco, o tal presidente que só dedica uma hora por dia ao clube, veio reafirmar o apoio a Paulo Bento e a demonstrar também o seu desagrado perante os assobios dos sócios e adeptos a um atleta do Sporting.

Chegamos então ao busílis deste post. Esta situação é mais um exemplo daquilo que vem acontecendo no Sporting sempre que rebenta a mínima polémica, ou seja, o treinador e o presidente do clube são sempre os únicos a dar o corpo ao manifesto, impedindo que certos administradores sejam atingidos pelas críticas.

É sintomático vermos Soares Franco ou Paulo Bento arcarem com todas as responsabilidades e falhanços, enquanto certos administradores responsáveis pelo futebol, quiçá os causadores de grande parte dos problemas, passam totalmente despercebidos.

Tirando o pós-período de reflexão do Carlos Freitas, em que se desdobrou em entrevistas, alguém se lembra deste vir a público defender o plantel após maus resultados? Ou Miguel Ribeiro-Telles que em 10 ou 12 anos no Sporting se fez 4 ou 5 intervenções já foi muito? E Pedro Barbosa, o que faz ele afinal no Sporting? Acho que a última vez que o ouvi falar, foi na conferência onde disse que ia pendurar as botas.

Destes 3 responsáveis pela área do futebol agora só já lá estão os 2 últimos que entretanto, continuam fechados e em segurança no seu bunker, esperando que todos os que estão à sua volta ou saiam ilesos da situação crítica e permitam que voltem em segurança à "superfície", ou então que sejam todos incinerados e esperar que o elenco seguinte os reaproveite, sendo que esta última táctica tem resultado bem para os lados do edifício Visconde de Alvalade, não é Miguel?

Está na altura do Sporting arranjar algum responsável para o futebol que respire sportinguismo, não tenha medo de aparecer nos momentos delicados e dê a voz pela equipa. Tomaz Morais? Quem sabe...

P.S: Não simpatizo propriamente com o Farnerud, a meu ver em ano e meio ainda não demonstrou ser qualquer mais valia para o plantel, no entanto é um jogador bastante profissional e que nunca deu o mínimo problema, logo também não compreendo porque razão é tão assobiado, é que com o FCP aconteceu o mesmo.

7 Comments:

At 6:59 da tarde, Blogger MGF said...

Excelente post,MSM.Concordo com tudo. Identifico-me especialmente quando expões as tuas dúvidas quanto às funções de Pedro Barbosa.Além disso,já temos saudades de ouvir as suas ideias que,diga-se,sempre foram providas de conteúdo e de sentido.
Em relação ao Ribeiro Teles,já desisti.Tinha tudo para ser Presidente do Sporting,mas aparentemente não quer....é o nosso António Vitorino!
Também acho que precisamos de um novo "Manolo Vidal" para controlar o balneário e equilibrar as relações com a comunicação social.Se o novo "Manolo" é o Tomás Morais é que já não sei...

 
At 7:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pedro Barbosa é um autêntico aprendiz de Ribeiro Teles.

Defender o grupo?
Falar e incentivar os jogadores?
Transmitir mistica Sportinguista aos que chegam?
Estar sempre disponivel para os jogadores?

CREDO!!!

Faz-me lembrar aquelas empregadas domésticas que tentam imitar as patroas e o resultado é para lá de mau!

Barbosa - RUA!!!

 
At 7:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ribeiro Teles sem Carlos Freitas é como o Sanção com o cabelo cortado...

 
At 7:29 da tarde, Blogger PSN said...

MSM,

Foste precisamente ao cerne da discussão que tivemos no anterior post.

Quanto ao Paulo Bento, é de facto, neste momento, a solução possível. Como já defendi, para o substituir só um Mourinho.

E conforme disseste e bem, PB é o único que põe os interesses do Sporting à frente dos seus próprios interesses. Está lá sempre a dar o peito às balas e a proteger os jogador.

Acho que ontem foi longe nas palavras, na medida em que estar contra os adeptos nunca é boa solução...a não ser que as coisas comecem a correr bem...

Quanto a Ribeiro Teles, conforme já referi, desapareceu com o mau momento da equipa. Não sei o que faz, onde anda e o que pretende...

Quanto a Barbosa, como tb já referi, não sei se seria o homem certo...Sendo que, conforme referiu Kilho, confesso que não percebo as funções dele...como eu e o MGF costumamos dizer "é o homem da placa das substituições"...

A blindagem de que falas é fundamental para que a equipa técnica possa trabalhar com "tranquilidade".

De facto e como bem assinalou MGF, quando fomos campeões, quer Manolo Vidal, quer Trocato, quer mesmo Ribeiro Teles e Betencourt, constituam a guarda pretoriana da equipa técnica.

Aliás, quando eles sairam, caiu Inácio...

Tomaz Morais pode ser esse guarda pretoriano, mas não sei até que ponto é que isso é do interesse de alguns dos membros da administração...

Po último, quanto ao Farnerud, é muito fraco e, conforme já aqui foi dito inúmeras vezes, não se compreende a teimosia de Paulo Bento. Julgo que ontem os adeptos não o assobiaram a ele mas sim a Paulo Bento. Daí o PB ter dado o peito às balas...

 
At 7:47 da tarde, Blogger MSM said...

Antes de mais obrigado a todos pelo feedback ao meu 1o post como visconde.

Dei o exemplo de Tomaz Morais, porque é o nome que se fala/falou na imprensa, como poderia ser outro nome,aliás o rugby bem precisa dele pelo excelente trabalho que fez por esta modaldade.
O que realmente precisamos é como diz MGF, de um novo Manolo Vidal e de um José Manuel Torcato, grandes sportinguistas e acima de tudo dirigentes que sabiam passar a mística para os jogadores, é que duvido muito que exista alguém nos actuais quadros que faça isto. É uma pena esta dupla não terem menos 20 anos...

 
At 7:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A propósito do post, aqui está mais uma vez o FSF a dar a cara por PB:
http://www.record.pt/noticia.asp?id=773577&idCanal=24

"Eu também não gosto nada de ver sócios do Sporting a assobiarem os jogadores, ainda por cima antes mesmo de entrarem em campo. Os jogadores são profissionais dedicados e não podemos deixar de os apoiar, mesmo quando a época possa não lhes correr bem”


É o único...

 
At 9:18 da tarde, Blogger Armando Silva said...

Para mim faltou bom senso de ambas as partes... Primeiro dos adeptos, assobiar não é o caminho certo..., depois o nosso Paulo Bento, porque tem de uma vez por todas que parar com estas insinuações... Ele bem sabe que há muita gente que gosta dele, o meu caso por exemplo, por isso tem de ter mais calme e lidar melhor com as criticas...

Cumprimentos.

 

Enviar um comentário

<< Home